quarta-feira, 1 de junho de 2016

Entenda a relação entre Samwell Tarly e seu pai | Game of Thrones

Vocês assistiram o episódio que foi ao ar neste ultimo domingo, dia 29 de maio? Viram como o velho Tarly pode ser pior do que a descrição que o Sam fez em episódios passados? Sentados à mesa de jantar, Randyll Tarly despeja todo desprezo que sente pelo filho, o humilhando na frente da família. Algo que causou revolta, já que Samwell é um dos personagens mais querido dos fãs.


Samwell Tarly é o filho mais velho do Lorde Randyll Tarly de Monte Chifre, um vassalo dos Tyrell de Jardim de Cima. Embora seja gordo, tímido e inseguro, ele é muito inteligente e atencioso.
Separamos um pedaço do livro em que explica porque desse ódio do pai para o filho e como Sam foi parar na Patrulha da Noite. Confira:

Jon Snow escutou em silêncio, e ficou sabendo como foi que um covarde confesso veio parar na Muralha. Os Tarly eram uma família antiga na honra, vassalos de Mace Tyrell, Senhor de Jardim de Cima e Protetor do Sul. Como filho mais velho de Lorde Randyll Tarly, Samwell nascera herdeiro de ricas terras, uma fortaleza forte e uma grande espada cheia de histórias chamada Veneno de Coração, forjada de aço valiriano e passada de pai para filho havia quase quinhentos anos.

Mas todo o orgulho que o senhor seu pai poderia ter sentido com o nascimento de Samwell desapareceu quando o rapaz cresceu roliço, mole e desajeitado. Sam gostava de ouvir música e criar as próprias canções, vestir suaves veludos, brincar na cozinha do castelo ao lado dos cozinheiros, absorvendo os cheiros doces enquanto ia roubando bolos de limão e tortas de mirtilo. Suas paixões eram os livros, os gatos e a dança, mesmo desastrado como era. Mas ficava doente à vista de sangue e chorava até ao ver uma galinha ser morta. Uma dúzia de mestres de armas chegou e partiu de Monte Chifre tentando transformar Samwell no cavaleiro que o pai desejava. O rapaz recebeu insultos e bengaladas, bateram-lhe e fizeram-no passar fome. Um homem o obrigou a dormir vestido de cota de malha para deixá-lo mais belicoso. Outro vestiu-lhe a roupa da mãe e o obrigou a percorrer o muro exterior do castelo, a fim de lhe incutir valor através da vergonha. Mas ele só foi se tornando mais gordo e mais assustado, até que o desapontamento de Lorde Randyll se transformou em ira, e a ira em desprezo.

 - Uma vez - confidenciou Sam, com a voz transformada num murmúrio - vieram dois homens ao castelo, bruxos de Qarth, de pele branca e lábios azuis. Mataram um auroque macho e obrigaram-me a tomar banho no sangue quente, mas isso não me deu a coragem que tinham prometido. Fiquei doente e com vômitos. Meu pai mandou açoitá-los.

 Por fim, depois de três meninas em outros tantos anos, a Senhora Tarly deu ao senhor seu esposo um segundo filho. Desse dia em diante, Lorde Randyll ignorou Sam, dedicando todo seu tempo ao rapaz mais novo, uma criança feroz e robusta, mais a seu gosto. Samwell conheceu vários anos de uma doce paz, com sua música e seus livros.

 Até a madrugada do décimo quinto dia do seu nome, quando foi acordado e lhe apresentaram o cavalo selado e pronto. Três homens de armas o acompanharam até um bosque próximo de Monte Chifre, onde o pai esfolava um veado. "Você é agora quase um homem feito, e o meu herdeiro", disse Lorde Randyll Tarly ao filho mais velho, enquanto ia tirando a pele da carcaça.

"Não me deu motivo algum para deserdá-lo, mas também não lhe permitirei herdar a terra e o título que devem pertencer a Dickon. A Veneno de Coração deve passar para as mãos de um homem suficientemente forte para brandi-la, e você nem é digno de lhe tocar o punho. Portanto, decidi que hoje anunciará seu desejo de vestir o negro. Irá renunciar a qualquer pretensão à herança do seu irmão e partirá para o norte antes do cair da noite. Se assim não fizer, então amanhã teremos uma caçada, e em algum lugar nesses bosques seu cavalo tropeçará e você será atirado da sela para a morte... ou pelo menos será isso que direi à sua mãe. Ela tem um coração de mulher, encontra nele lugar até para estimá-lo, e não tenho nenhum desejo de lhe causar desgosto. Mas que não passe por sua cabeça que será realmente assim tão fácil se pensar em me desafiar. Nada me dará mais prazer que caçá-lo como o porco que você é." Seus braços estavam vermelhos até os cotovelos quando pousou a faca de esfolar. "E é assim. Sua escolha é esta. A Patrulha da Noite" o pai enfiou a mão no veado, arrancou-lhe o coração e apertou-o na mão, vermelho e a pingar, "ou isto”. Sam contou a história com uma voz calma e sem vida, como se fosse algo que tivesse acontecido a outra pessoa, não a ele. E estranhamente, pensou Jon, não chorou, nem mesmo uma vez. Quando terminou, ficaram sentados lado a lado escutando o vento por um tempo. Não havia mais nenhum som no mundo inteiro.

Gostou? Saiba mais sobre a série acompanhando o Facebook Game of Thones - Melhores Momentos

2 comentários:

  1. Pois agora virou cinzas, ele e o filho querido dele. E olha quem está contribuindo para o bem de Westeros...

    ResponderExcluir