domingo, 24 de janeiro de 2016

Entenda a polêmica do estupro de Daenerys na série Game of Thrones

Game of Thrones é uma série cheia de polemicas desde o primeiro episódio da primeira temporada. É até difícil dizer o que choca mais, se é o incesto, ou a decapitação, ou o estupro, entre outros acontecimentos. Porém essa é uma história fantástica, cheia de tensão e mistério. A qualquer momento algum personagem querido pode morrer e você não vai estar preparado pra isso.

E já que estamos falando de polemica, vamos discutir uma das cenas que chocaram alguns expectadores (aqueles que não leram o livro) e entender a verdadeira história por trás dela. O estupro contra Daenerys.

Daenerys Targaryen, nascida da tormenta, é a ultima sobrevivente confirmada de sua casa Targaryen. Após sua família perder o trono para Robert Baratheon, ela e seu irmão, Viserys, passam os anos seguintes vagando pelas Doze Cidades Livres à procura de ajuda para retomar o Trono de Ferro.


E para conseguir forças, Viserys se alia aos selvagens Dothrakis, prometendo o casamento de sua irmã com o guerreiro Khal Drogo. E o nosso foco começa a partir daí, o casamento de Drogo com Daenerys ou Khaleesi, que é a forma como ela passa a ser chamada depois da união.


Vamos ao que acontece na série de TV: Pelo vídeo abaixo, é possível ver que apesar de Daenerys expressar total desconforto, chorar e não querer ter relação com Khal, ele não para e prossegue com o ato, dessa forma a violentando. E pela cena ser explicita, deixou parte dos expectadores ainda mais chocados.


Já no livro não há estupro, apesar dos dois não conseguirem se comunicar muito bem por causa do idioma de Drogo, ela consente. O que acaba se tornando algo mais romântico e menos bruto do que é mostrado na série de TV. 
Pegamos o texto retirado diretamente do livro para exemplificar melhor a diferença.
Portanto fica óbvio que a emissora junto com os responsáveis pelo andamento da série fizeram essa mudança para causar  polemica  entre os fãs, assim gerando mais audiência.

Adquira o livro 1 de Game of Thrones com desconto através desse link: AQUI

8 comentários:

  1. Na época medieval - em que se desenrola a história - mesmo com lugares fictícios, o marido possuir a esposa mesmo sem o consentimento dela, não era considerado estupro; era um direito que o marido tinha, e ninguém pensaria em contestá-lo. Essa e outras cenas de violência na série, fazem parte do contexto, e a série éboa também por isso. Particularmente eu considerei as cenas de tortura do Theon Greyjoy bem mais pesadas e chocantes do que o alegado "estupro" da Daenerys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, porém a ideia do post é mostrar diferença entre o livro e a série de TV e foi isso que causou polemica entre os fãs. Porque não houve estupro no livro :)

      Excluir
    2. Que pensamento horrível não é pq era considerado "normal" isso que vc tem que ver como se fosse,estupro não é normal, e não é pra ser visto como algo normal, estupro é uma das coisas mais horríveis que podem acontecer a uma mulher! No pensamento dos homens daquela época poderia ser normal mas pras mulheres mesmo que quietas elas sofriam em silêncio. Se tu não acha chocante uma cena de estupro então vai te tratar!

      Excluir
    3. Sempre foi estupro, ter relação com alguém contra vontade é estupro! E mesmo naquela época, só que a vontade das mulheres era praticamente anulada, mas não deixa de ser algo horrível, na série ela chora.

      Excluir
    4. A serie é otima. Uma pena ter tido o final que teve. Nao era a hora de acabar. Ainda tinha muita história pra relatar. Realmente Theon Greyjoy era podre. Um piscopata. O filho mais velho da rainha tbm era muito mal. O que ele fez com aquela prostituta foi muito cruel

      Excluir
    5. ninguém pensaria em contesta-lo? você claramente não leu sequer o primeiro livro das crônicas de gelo e fogo! enquanto daenerys passava pelas cidade indo em direção aos sete reinos com o khalasar e viu vários dothrakis estuprando mulheres da tribo dos homens-ovelha impediu na hora e as levou as com ela! pros costumes dothraki era normal, pra todo restante dos sete reinos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir